O Hospital “Dr. Adhemar de Barros” foi fundado no dia primeiro de setembro do ano de 1938, sendo o único Hospital localizado nesta região. Esta Entidade surgiu em decorrência de um esforço conjunto da população local juntamente aos poderes públicos.
Em 1938 começou o movimento encabeçado pelo Dr. Augusto Galvão Vaz Cerquinho então Juiz de Direito desta Comarca. Com apoio dos Prefeitos da época, Isaias Teixeira da Silva e Alberto Dias Batista o plano de construção foi levado a sério até sua concretização.
“Construção do hospital datada em 1938”
Naquele distante 1938 um grupo de moças e senhoras da nossa sociedade, empunhando uma faixa com os dizeres “Não podemos morrer como os bichos do mato! Apiaí precisa urgente de um Hospital” e aos acordes da banda Lyra Apiaiense, percorreram as principais ruas das cidades, levando um lençol segurado pelas 4 pontas, no qual as pessoas iam colocando suas ofertas em dinheiro joias, e objetos de valor.
O movimento foi contagiante atingido todas as camadas sociais, leilões eram programados e realizados pela comissão pró-construção, quando então os Srs. Joaquim Elisário de Campos e Pedro Nolasco da Silva, proprietários do terreno hoje situado à Rua Primeiro de Maio, doaram aos empreendedores a área na qual foi construído o Hospital.
O Prefeito Isaias Teixeira da Silva, muito amigo do Dr. Adhemar Pereira de Barros, então governador do Estado de São Paulo, conseguiu recursos e a obra foi iniciada. Muito contribuiu o Sr. Abrahão Coutinho Vieira, Primeiro Presidente da Comissão pró-construção, o Prefeito Alberto Dias Batista, sucessor do Prefeito Isaias; proprietário como o Sr. Manoel Augusto, Ulcino Roberto Duarte, José Manoel Mancebo Hernandez, José Pedro de Melo e industriários como Adolfo Oswald e outros foram importantes para o avanço da obra contribuindo com materiais e donativos em dinheiro e a obra foi concluída e inaugurada. Nota-se que aquela época as dificuldades econômicas eram piores que a atual.
Em Primeiro de setembro um grupo de pessoas da comunidade apiaiense, sob a presidência do então juiz de Direito da Comarca, Dr. Augusto Galvão Vaz Cerquinho, reuniu-se num dos apartamentos do 1° andar do Hotel Teixeira, de propriedade do Prefeito Isaias Teixeira da Silva, com a finalidade de construir uma Associação, que teria por objetivo a construção de um hospital na cidade, para atender a toda a população dos municípios de Apiaí, Ribeira e Iporanga, bem como dos distritos e bairros que os compunham.
Nessa mesma ocasião foi aprovado o primeiro Estatuto da Sociedade e indicada a Primeira Diretoria Executiva.
Foi empossada a 1ª Presidente da Sociedade Beneficente de Apiaí a Sra. Odila Hermann Cerquinho, esposa do Juiz de Direito, marcando assim a presença e importância da Mulher na vida Social da cidade.
O que podemos constatar na leitura das atas e dos poucos artigos de Jornais e que as dificuldades sempre foram grandes. Na edição do jornal “O Apiahy” de 6 de Agosto de 1939 a Presidente da Entidade fazia um apelo aos associados para levantamento de fundos para conclusão das obras. Entre outras observações, consta em certa altura da ata: “… Si todos os recebimentos forem feitos temos necessidade ainda de 14.890$000 (quatorze mil, oitocentos e noventa contos de réis) moeda da época. E completava: Essa quantia poderá ser facilmente levantada, em menos de 2 meses, independente dos donativos, bastando apenas que sejam passados nos vários Distritos e povoações da Comarca, uns 7.500 cartões dos 15.000 que já temos impressos, cada um deles a razão de 2$000 (dois mil réis). E concluía a presidente com uma afirmativa valida ainda para os nossos dias: É uma questão de boa vontade e de entendimento do Alcance da Obra humanitária que estamos empreendendo”.
Muitos das pessoas que ajudaram a S.B.A. (Sociedade Beneficente de Apiaí) conhecida hoje como Associação Beneficente de Apiaí, tem seus nomes gravados em ruas da cidade de Apiaí.
Atualmente o Hospital geral de média complexidade de Apiaí atende as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia/Ginecologia, Pediatria, Ortopedia e a demanda de Urgência e Emergência de Apiaí e municípios vizinhos, com papel estratégico no atendimento secundário hospitalar. No decorrer de 2016 atendemos aproximadamente 60.000 pacientes, entre ambulatório, urgência e emergência, observação e outros procedimentos, inclusive internações.
Os recursos para manutenção dos serviços são provenientes do Estado, dos Municípios e do faturamento da prestação de serviços junto ao SUS.
O município de Apiaí possui uma população de 25.077 habitantes (IBGE 2016), pertence à Comissão Intergestores Regional de Itapeva, está localizado na região Sudoeste do Estado de São Paulo e caracteriza-se como polo de referência para o Alto Vale do Ribeira composto pelos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Itaóca, Itapirapuã Paulista e Ribeira. Essa região totaliza 41.344 habitantes, possui baixa densidade demográfica e, em geral o acesso até os núcleos urbanos é dificultado pelas longas distâncias, condições das estradas vicinais, topografia e grandes áreas de preservação natural.
copyright © 2020 – Todos os Direitos Reservados